O Pastor de um Povo em Constante Mudança
Salmos 105.37-45
O Pastor de um Povo em Constante Mudança
Salmos 105.37-45
Contexto:
Estamos vivendo um tempo de constantes mudanças. Tendo que nos adaptar a novas realidades.
Esse trecho que nós lemos relata um dos momentos mais significativos do povo de Deus, é quando Deus se movimenta em direção ao seu povo e executa grandes mudanças naquilo que parecia ser uma situação permanente e sem perspectivas de alteração em curto prazo. Parecia que a situação não mudaria tão cedo.
- Após cerca de 400 anos parados no mesmo lugar geográfico, o povo de Deus vivia estagnado e vivendo sob as mazelas da escravidão egípcia, com todas as suas sequelas.
- Trabalhos forçados, violência como manutenção da mão de obra, perda da cultura e da memória de locais que outrora habitavam em liberdade. Controles rígidos e ferrenhos da produção.
- Assim os hebreus viveram ao longo de 4 séculos sobre a dominação egípcia. Até Deus iniciar um processo de mudanças, mudanças necessárias, e sem precedentes com a libertação de operada por Moisés.
- Nós cultuamos, amamos e somos filhos e filhas de um Deus de movimento, nosso Deus não está paralisado, estático, engessado em algum lugar. E que nos impulsiona a mudanças, ao amadurecimento…
- Desde o princípio se movia sobre a face das águas e operou mudanças pela criação
- Se moveu em direção a Abraão e o colocou em rota de mudança dizendo sai da sua terra e da tua parentela;
- Se moveu em direção a José, a Moisés, a Josué e colocou todos em constantes mudanças.
- Se moveu em direção a Sara, a Agar, a Joquebede, a Débora, a Ester, a Rute, a Noemi e colocou todas em constantes mudanças no período em que viveram;
- Se moveu em direção a humanidade por intermédio de seu filho Jesus Cristo e operou em nós a maior de todas as mudanças, a mudança de nossas vidas, agora somos filhas e filhos no mesmo Reino.
Nosso Pastor, o nosso bom Pastor, pastoreia um povo em constante mudança! Temos o compromisso de assimilar esses movimentos de Deus em nossa direção e continuarmos esse fluxo de constantes mudanças do povo de Deus.
Introdução:
Eu me refiro ao ato de mudar, de deslocar-se em direção ao novo alcançando novas realidades, novas iniciativas e gerando também novas possibilidades. Possibilidades que nos seriam desconhecidas se permanecêssemos imutáveis, irredutíveis as mudanças da vida.
- A vida humana pede mudanças, conhecimento e amadurecimento diante de novos desafios que nos são apresentados em cada fase de nossa existência.
- Com certeza ninguém aqui irá se lembrar, mas era muito confortável estar no útero de nossas mães. Protegidos, alimentados, aquecidos, bem supridos, mas nós nascemos. Mudar foi um imperativo!
- A árvore é a mudança e o amadurecimento de uma pequena semente, o adulto é a mudança e o amadurecimento da criança, os móveis são a mudança de pedaços soltos madeira.
Transição:
Esse trecho nos fala um pouco sobre toda essa dinâmica das mudanças realizadas no povo hebreu e as ações de um pastor que pede para o seu povo mudar. Eu quero meditar contigo em duas dessas ações, bem nítidas nesse trecho.
- O bom pastor cuida de quem muda! V37-41
- Partindo com mais incertezas do que com certezas a sua frente os hebreus foram cuidados pelo Senhor.
- Mesmo com toda insegurança do que estaria por vir, o bom Pastor proveu recursos financeiros, alimentação, água, iluminação e refrigério! Nada faltou durante todo movimento de transição!
- Na vida, e em tudo que fizermos, teremos sempre mais incertezas do que certezas, nós podemos planejar, esboçar, projetar, rascunhar, mas é apenas no momento em que colocamos o pé na terra que a realidade se transforma.
- Quanta coisa pode acontecer quando iniciamos pequenas mudanças em nossa vida familiar? Num movimento de amor em direção aos nossos. Quando iniciamos pequenas mudanças em direção aos nossos amigos? Quando iniciamos mudanças em direção aos mais pobres e excluídos?
- Ao entrarmos em um período de mudanças, mudanças significativas, propositivas, não inócuas, confiando em Deus e dando os passos adequados podemos saber que o necessário não nos irá faltar!
- O bom pastor permanece com o povo muda! V42-45
- Deus se lembrou de conversas que teve com Abraão, de quem era amigo e com quem teve um relacionamento de décadas
- Preservou os cânticos e o riso na vida de suas filhas e filhos e a medida em que mudavam. Preservou sua companhia com seu povo, mediante o contato constante com seu conteúdo, sua Palavra
- A companhia do bom Pastor transmite segurança e paz as suas ovelhas que somos nós, estamos supridos! Não estamos sozinhos! Levar essa presença com cânticos e risos como um sinal do Reino em toda mudança.
- A certeza de sua presença vem mediante ao contato constante com Ele.
- “Busquem o Senhor enquanto se pode achá-lo; clamem por ele enquanto está perto”. Isaías 55.6
Conclusão:
- É possível que Jesus já esteja se movendo em sua direção te impulsionando a mudar – talvez você esteja resistente!
- Porque aceitou os riscos da mudança, esse povo viu os grandes milagres de Deus
- Porque aceitou as incertezas da mudança esse povo viu a grande libertação de Deus
- Porque aceitou a responsabilidade de mudar esse povo pode contar aos seus filhos e filhas como Deus age em prol daqueles que o amam e o temem
- Nosso Senhor Jesus tem se movimentado em nossa direção, operando mudanças em nossas vidas, estamos abertos a essas mudanças? Certos de seu cuidado e de sua companhia nesses processos de transição?
- Lembre-se, não estou falando de mudanças vazias, como mudar a armação do óculos ou o corte de cabelo, estou me referindo a mudanças que podem te libertar do poder opressor do “Egito” abençoando a você e aos que te cercam.