Enfrentando o estresse na cidade
Lucas 5.12-15
Enfrentando o estresse na cidade
Lucas 5.12-15
Introdução:
- O estresse é um dos temas mais discutidos em diversas áreas, na área da saúde, na vida acadêmica e também na religião. No campo da saúde, diversos problemas de ordem física, cardíacos, emocionais e mentais estão associados ao estresse.
- As evidências de que nós como moradores da cidade estamos submetidos a um grande nível de estresse são inúmeras, e quero apresentar algumas que fazem muito sentido para mim.
- Excesso de compromissos: 24 horas não são suficientes, agenda sempre cheia. Até o banco é 30 horas, e o pior muitas vezes a agenda está cheia de compromissos vazios;
- Excesso de informações: estímulos incessantes (elemidia), do início ao final do dia somos bombardeados de informações num ritmo cada vez mais acelerado, cores, luzes, sons, movimento;
- Excesso de apreensão: Um sentimento de que algo ruim está para acontecer (jornais) plantão, existe sempre uma crise, existem sempre rumores de guerra, as exposições das notícias ruins não respeitam mais limites, sangue, tiros, viaturas…
Jornal da morte, Roberto Silva – década de 60:
Vejam só esse jornal, é o maior hospital,
porta-voz do bang-bang, e da polícia central…
Treslocada, semi-nua, jogou-se do oitavo andar, porque o
noivo não comprava maconha pra ela fumar.
Um escândalo amoroso com as fotos do casal,
um bicheiro assassinado em decúbito dorsal,
cada página é um tiro, um homem caiu no mangue,
só falta alguém espremer o jornal pra sair
sangue, sangue, sangue…
- Tudo isso somado a responsabilidade que você tem diariamente consigo mesmo e com a sua família.
- A verdade é que nós cansamos! E temos todo direito de nos cansar diante de um cenário como esse…
- Mas aí surge um problema, pois existem algumas máximas que dizem que o cristão não tira férias, que para o crente não existe descanso, para o crente não há feriado…
- Estaremos nós condenados a esse ritmo frenético? A vida só vai dar certo se dançarmos conforme essa música? É possível vislumbrar alguma mudança?
Transição:
- Vamos olhar para um texto bíblico e tentar extrair dele algumas lições. Lucas 5.12-15
Desenvolvimento:
- Podemos escolher a relevância ao invés da popularidade
- Jesus operou um grande milagre nesse leproso, e poderia usar isso como uma peça de marketing para propagar ainda mais o seu ministério, contudo não o fez. Orientou o homem que foi curado que não contasse nada a ninguém, obviamente isso seria impossível, mas Jesus demonstra aqui que existe um grande risco na popularidade excessiva.
- Numa época em que ser popular é primordial para o sucesso, podemos dizer que esse é um princípio contra cultura.
- É possível ser relevante sem ser popular, e é possível também ser popular é relevante, mas o cuidado deve ser redobrado.
- Thomas Merton escreveu: Se existe algo que você deve fugir a qualquer custo, fuja do sucesso.
- Podemos dizer não!
- Jesus tinha demandas importantíssimas, multidões sofrendo precisando de acolhimento, de atendimento, mas ele respeitou seus limites e em muitas ocasiões se retirou, deixando as demandas para um segundo momento.
- Nós nunca concluiremos todas as pendências, nunca atenderemos todas as demandas…. É inútil pensar que o faremos, ao concluir uma surgem outras 20.
- Podemos criar momentos de descanso
- Jesus se retirava para lugares solitários, estava sozinho, estava em silêncio, orava, falava, dormia…
- Jesus participou de festas de almoços, de jantares
- Jesus sempre conversou, conheceu novas pessoas
- Jesus admirava a criação
- Crie esses momentos para você, retire-se por um período (preparação para maratona)
- Cultive o silêncio, se te convidarem para uma festa e você puder ir vá, converse com pessoas, se interesse pelo que elas dizem, faça viagens curtas, programe viagens longas, desconecte-se, visite parques, vá a eventos culturais, respire!
Conclusão:
- Precisamos, podemos e devemos descansar, e:
“Descanso não é simplesmente ficar deitado o dia inteiro. Descanso é mudança de atividades. É mudar a rua por onde passamos todo dia, mudar o cenário, a paisagem que de tanto vermos, olhamos mais nem vemos mais, mudar a comida, o alojamento, etc. É por isso que uma viagem é uma atividade muito saudável. Vamos mudar de ambiente, vamos respirar outro ar, ver outras pessoas, e assim por diante.” José Salviano, ministro católico